Procurar por cirurgião na região

selecione o estado e a cidade para efetuar a busca:



Principais cidades:

São Paulo
Recife

Rio de Janeiro
Curitiba

Belo Horizonte
Goiânia

Porto Alegre
Brasilia


A história da cirurgia plástica



A Cirurgia Plástica, por incrível que pareça, nasce na antigüidade. Médicos indianos realizavam transplantes de pele e reconstruções nasais já no século VIII a.C, período no qual a amputação do nariz era um castigo para certos crimes. Os Romanos desenvolveram simples técnicas como a reparação de orelhas danificadas ainda no século I a.C.

Eras mais tarde, o médico bizantino Oribasius criou a enciclopédia médica Synagogue Medicae, na qual contém textos sobre cirurgias plásticas, apesar da especialidade ainda estar longe de existir oficialmente. Oribasius demonstrou sua compreensão a respeito de técnicas importantes como a de utilização de retalhos para evitar a distorção das características faciais e o processo de criar fios de sutura sem tensão. Seu trabalho foi de grande influência para as técnicas médicas e cosméticas atuais.

Somente no século XV a cirurgia plástica começou a evoluir novamente, com os estudos de Heinrich von Pfolspeundt, que conseguiu realizar a construção completa do nariz, utilizando a pele em excesso do braço.
A Rinoplastia foi, então, a mãe das cirurgias plásticas reconstrutoras, ganhando enorme repercussão na Europa do século XVIII. Inúmeros combatentes de guerra se submeteram à cirurgia para melhorar a aparência de seus narizes, que sofreram impactos na luta armada.

Outro motivo da crescente popularidade da cirurgia plástica foi a criação da anestesia cirúrgica, que tornou os procedimentos mais seguros e menos dolorosos.
A cirurgia plástica como especialidade médica oficial surgiu na Primeira Guerra Mundial. Além dos milhares de soldados que morreram, milhões foram mutilados ou deformados, gerando uma demanda enorme por procedimentos de reconstrução e reparação estéticos.
Á medida que a tecnologia da medicina evoluiu, os procedimentos de cirurgia plástica foram no mesmo ritmo. Hoje, esse campo da medicina tem muitas especializações, oferecendo uma variedade de procedimentos de cirurgia plástica aos pacientes interessados. A evolução contínua da cirurgia plástica permitiu a milhões de pessoas se beneficiar dos procedimentos, tanto físico como psicologicamente.

Artigo escrito por: Dr. Wagner Montenegro
Fonte: http://www.plasticamontenegro.com.br/artigos/historia-da-cirurgia-plastica.html


* Os artigos assinados, bem como as informações veiculadas nas publicidades, não refletem necessariamente a opinião do site. Sendo assim, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e/ou anunciantes.

Voltar